• Confia

Transferência digital de veículos por meio da Confia

Atualizado: há 5 dias

A evolução virtual chega ao serviço público e traz instantaneidade aos processos



Os departamentos de trânsito de todo o país estão em transformação. A tecnologia, mais uma vez, entra em cena para trazer praticidade e conforto para os cidadãos. Em meio a segunda onda do coronavírus, foi publicada uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito que autoriza a digitalização do documento de registro e transferência de veículos. A novidade vem em boa hora e facilita o cumprimento dos protocolos de segurança durante a pandemia.


O diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Contran, Frederico Carneiro, afirma que os documentos e a transferência de veículos por meio digital são um avanço para a população, apesar da cultura do papel ainda existir. Porém, os sistemas dos órgãos de trânsito ainda vão passar por uma adaptação para conseguir aceitar esses serviços. “A expectativa é de que, até o fim do primeiro semestre, já seja possível transferir a titularidade do veículo. Será necessário apenas que o antigo e o novo proprietários tenham algum tipo de assinatura digital válida conforme a Lei”, afirma Carneiro.


O texto da resolução do Contran vai ao encontro da Lei 14.063 de setembro de 2020, que dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas em processos com órgãos governamentais e amplia o rol de documentos públicos que vão ser validados digitalmente. O prazo máximo para adaptação dos sistemas é em 1º de julho de 2021.


Desde o ano passado, o assinador digital da Confia já cumpre todos os pré-requisitos exigidos na lei (veja aqui) e, ainda, oferece assinatura digital avançada, utiliza recursos de tecnologia modernos de reconhecimento biométrico facial, elementos cadastrais, identificação dos signatários de um documento através do processo de captura de dados e validações com informações de Big Data.


Assim que os sistemas dos Detrans estiverem adaptados para receber a assinatura digital avançada, você vai poder transferir o documento do seu veículo em poucos cliques e de forma gratuita por meio do nosso app. Para utilizar o assinador digital da Confia é só acessar o aplicativo, fazer o cadastro e assinar o documento desejado. Para baixar clique aqui para IOS e aqui para Android.


Vale lembrar que os documentos antigos, em papel-moeda verde, continuam sendo aceitos. A regra de digitalização de documentos é válida para veículos registrados a partir do dia 04 de janeiro e engloba o Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e o comprovante de transferência de propriedade, antigo DUT.O CRLV-e digital vai estar disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, pelo celular, no portal do Denatran ou nos canais dos Detrans.

Posts recentes

Ver tudo